Vagas de frio
 

Logotipo do S.N.B. e Protecção Civil"Podem estar associados à queda de neve, ventos fortes ou formação de gelo"
 

Se vive numa zona em que haja tendência ou possibilidade de ocorrer uma vaga de frio:

- Fique atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.

- Tenha preparada uma reserva de alimentos ricos em calorias (chocolates e frutos secos, por exemplo), suficientes para dois ou três dias.

- Prepare um estojo de emergência com um rádio e lanterna a pilhas, material de primeiros socorros, pilhas de reserva e medicamentos essenciais.

- Tenha uma garrafa de gás sobresselente e uma pequena reserva de produtos de higiene pessoal.

- Procure ficar em casa ou em locais quentes.

- Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que façam transpirar.

- O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede, originando falhas locais de energia. Tenha à mão uma lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.

- Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados e sem renovação de ar, a combustão pode dar origem a que se produza monóxido de carbono, um gás mortal.

- Se tiver de sair de casa durante muito tempo, e só em caso de extrema necessidade, use várias peças de roupa e um chapéu ou um gorro para proteger a cabeça.

 * * *

 

Nota deste site: Todas as recomendações aqui transcritas foram emanadas pelo Serviço Nacional de Bombeiros  e Protecção Civil e encontram-se disponíveis no site do dito serviço. Esta secção não dispensa a consulta do site em causa nem o deseja substituir. Pretendemos apenas que a "cultura da prevenção" entre no dia-a-dia das populações, a começar por quem nos visita e assim podermos de alguma forma ajudar a passar a mensagem. Infelizmente nisto, como em muitas outras coisas, ainda estamos muito atrasados e é preciso que a nossa sociedade mude. Pode e deve saber mais em www.snbpc.pt
Retroceder   Enviar a um amigo Topo da página Imprimir esta página Avançar

Resolução 800x600pixels| Lusitânia CB © 2002 - | Última actualização em  | Webmaster